Bernardo de Kagoshima ou "Bernardo, o Japonês"

Started by Vetus Ordo, November 02, 2017, 04:13:57 PM

Previous topic - Next topic

Vetus Ordo

Nascido em Kagoshima, no extremo sul do arquipélago nipónico, Bernardo terá sido dos primeiros autóctones daquelas ilhas a abraçar Cristo. Converteu-se tocado pela palavra de São Francisco Xavier, que naquela terra andou caçando almas por dois anos. Quando o evangelizador navarro abandonou o Japão, em 1551, Bernardo - esse nome escolhera ao fazer-se neófito cristão - foi com ele e acompanhou-o para Macau, Malaca e a Índia. Outro japonês convertido por São Francisco, um tal Matias, veio a morrer em Goa. Decidiu-se então que o converso sobrevivente deveria fazer-se às ondas e rumar à Europa, onde lhe seria oferecida a experiência de conhecer Portugal e seus costumes, dominar a língua, visitar os lugares santos, ver Roma, descobrir as glórias da arquitectura e ciência europeias e tomar prova da riqueza e força da Europa cristã. Em 10 de Abril de 1552, explicava Xavier ao Padre Simão Rodrigues, co-fundador da Companhia e uma das suas mais relevantes faces: "Matias e Bernardo (...) seguiram-me até às Índias, com o propósito de rumarem a Portugal e à Itália, e particularmente à própria Roma (...) para verem a religião cristã em toda a sua majestade. (...) Eles [os japoneses] são muito pobres, mas de muita fé. O intelecto japonês é tão agudo e sensível quanto qualquer outro no mundo." Seguiu-se longa e dificultosa viagem para Portugal que deixaria o nipão fisicamente muito fragilizado.

O japonês foi o primeiro homem do seu país a ver a Europa. Adentrou o Tejo em Setembro de 1552, tentou o ingresso na Companhia de Jesus e estudou no colégio que os inacianos mantinham em Coimbra. Lá andou por dois anos, atravessando depois a Espanha até Barcelona, de onde embarcou para Nápoles. De Nápoles, então cidade espanhola - e uma das maiores urbes da Europa - Bernardo viajou para Roma, onde ficou por dez meses. Assistiu à eleição do Papa Marcelo II, que se interessou muito pelo asiático e lhe dispensou muitas atenções. Se Bernardo ainda se achava em Roma quando Marcelo faleceu, vinte e dois dias após o início do seu pontificado, é dúvida que nos não é esclarecida pelas fontes disponíveis; o que se nos mostra claro é que Bernardo regressou a Lisboa após o encontro com o Santo Padre, com toda a probabilidade para retomar em Coimbra o labor académico que interrompera com a peregrinação italiana.



Parecerá rude ironia que visitante de terra tão distante tenha vindo a morrer tão pouco tempo após o passamento de dois Papas, pois ver o Papa fora, afinal, um dos propósitos da longa viagem. Contudo, assim foi com Bernardo. Não surge evidente o que o vitimou, mas parece, não havendo informação que indique fim mais dramático, provável ter sido maleita natural a conduzi-lo à tumba. Morreu em Lisboa ou Coimbra, divergindo as fontes quanto ao assunto. Foi, no fundo, fim profeticamente desanimador do início de empresa - a cristianização do Japão - que muito entusiasmaria os portugueses, muitas energias concitaria, muitos mártires devoraria e muito pouco fruto deixaria para a posteridade. Não que, como por vezes se diz, a Companhia tenha encontrado no Japão terra infecunda à sementeira de novos cristãos: Portugal fez, segundo as estimativas conhecidas, trezentos mil católicos no arquipélago japonês, ergueu infinidade de colégios, criou igrejas, desenvolveu hospitais e fecundizou de ideias novas - na medicina, na astronomia, na filosofia - ilhas tradicionalmente fechadas sobre si. O destino do Japão cristão foi, todavia, cruel. Décadas após o início da evangelização, em 1614, os japoneses expulsariam violentamente os portugueses e a fé católica por eles trazida; as igrejas foram queimadas, os colégios arrasados, as feitorias portuguesas encerradas, as naus atacadas, os missionários presos, torturados e mortos, os conversos massacrados e forçados à reconversão. Assim, afogados em sangue e cobertos de fumo espesso, foram os dias derradeiros do Japão de que Bernardo foi um dos primeiros filhos. Mas o seu nome, como a sua vida extraordinária, nem por isso deixam de ser os do primeiro Japão que viu a Europa, por um lado, e, por outro, o de um Japão - cristão, católico, feito à imagem de Portugal - que poderia ter existido até as nossos dias.

~ Rafael Pinto Borges
DISPOSE OUR DAYS IN THY PEACE, AND COMMAND US TO BE DELIVERED FROM ETERNAL DAMNATION, AND TO BE NUMBERED IN THE FLOCK OF THINE ELECT.

Vetus Ordo

Na imagem, Hasekura Rokuemon Tsunenaga, ou Francisco Filipe Faxicura, que protagonizaria, anos mais tarde, a primeira embaixada formal do Japão à Europa. Como Bernardo, Francisco Filipe, ou Tsunenaga, entraria na Europa por Lisboa.
DISPOSE OUR DAYS IN THY PEACE, AND COMMAND US TO BE DELIVERED FROM ETERNAL DAMNATION, AND TO BE NUMBERED IN THE FLOCK OF THINE ELECT.